Metodologia de Ensino para Crianças
Sobre a metodologia do ensino da música para a Educação Infantil, atualmente já foram produzidas propostas estruturadas por meio de eixos de aprendizagem, com a finalidade de desenvolver a sensibilização, reflexão e expressão do aluno, enquanto orientação pedagógica, que ensina a criança a brincar, tem outro enfoque, muitas vezes cultural.
Estas propostas nos trazem um parâmetro sobre a importância do ensino da música e o desenvolvimento próprio de um estilo para a apreciação, contextualização e produção da arte em suas diversas linguagens, acreditando que a liberdade, a alegria e a sensibilidade criam o ambiente para despertar no aluno a criatividade e o senso crítico.
Assumimos um compromisso sério quando nos propomos a ensinar. Esse compromisso se refere a fazer pensar, aprender, expressar etc, e esta postura se mostrará eficiente para encaminhar o aluno no seu completo desenvolvimento cultural, que será exponenciado com o conhecimento adquirido, bem como o próprio interpretar da arte.
Tenho lido muito a respeito da ludicidade na primeira infância, de como é benéfica à aprendizagem, porém, muitos professores acabam por ficar na ludicidade sem focar no que realmente a criança precisa desenvolver. As brincadeiras precisam objetivar o processo do conhecimento e da habilidade a ser desenvolvida. Sem evidenciar estes, a ludicidade para pouco se aproveita. Não há como falar de conhecimento sem falar de ensino. A aprendizagem na infância traz a necessidade da alfabetização musical, o que é extremamente necessário para um desempenho regular e evolutivo. A partir de então, criam-se ferramentas para mensurar esta aprendizagem, bem como metodologias para tornarem-na eficaz. Mas quando começar a introduzir estas metodologias? “o bebê, dentro da barriga, já está obtendo e armazenando informações sobre o que vai encontrar depois de nascer. Ele ouve sons e começa a distinguir a voz da mãe e de outros ruídos do ambiente onde ela vive...
Pesquisas indicam que ele tem preferência pelos alimentos que a mãe ingeriu com mais frequência na gestação ”http://desenvolvimento-infantil.blog.br/quando-a-crianca-comeca-a-aprender/
Se a fase de aprendizado começa na barriga da mãe, então podemos concluir que sim, desde os primeiros momentos da vida do ser humano já se pode implementar a metodologia de ensino adequada àquele momento. Então, repense sua prática de ensino, sua liturgia educacional e mostre ao aluno algo que ele ainda não viu. Mas de que forma? A forma correta, isto é, aquela que fará ele aprender!
Calebi Rolan
Maestro da PlayMusic BC
Especialista em Metodologia do Ensino da Arte